Uma mini enciclopédia explicando como prevenir, sintomas e tratamentos de doenças comuns que acometem as mulheres e seus sistemas genitais.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conclusão (Igor)

Com este trabalho, aprendi que existem várias doenças do sistema genital feminino. Essas doenças são: Amenorréia, que é a ausência da menstruação, e necessita da avaliação médica, pois, poderá ter várias causas como a utilização de fármacos, a gravidez, o stress, os tumores no sistema nervoso central, a anorexia, a bulimia, etc. Hepatite B, que é a infecção das células. hepáticas pelo HBV, é transmitida também através de relações sexuais. Herpes é uma infecção causada por um grupo de vírus que determinam  lesões genitais vesiculares.   A pessoa pode estar contaminada pelo vírus e não apresentar sintomas, mas mesmo assim, transmite ao parceiro, numa relação sexual. Pediculose Pubiana  é a infestação da região pubiana causada por um inseto do grupo dos piolhos que podem ser transmitidos durante as relações sexuais ou através do vestuário, roupas de cama e toalhas. Candidíase é uma infecção genital causada por fungos chamados cândida. Na maioria das vezes, não é uma doença de transmissão  sexual, ela está relacionada com a diminuição da resistência do organismo da pessoa. AIDS não tem cura, mas tem tratamento podendo aumentar a qualidade de vida do paciente. O HIV é o vírus que transmite a doença. A pessoa pode ter o vírus, mas ainda não ter desenvolvido AIDS.  A transmissão mais comum, pode ser através de relações  sexuais sem preservativos e compartilhar seringas. A metrite é  uma infecção bacteriana do endométrio, camada muscular do útero. Dismenorreia,  conhecida como cólica menstrual, é a dor pélvica que ocorre antes ou durante o período menstrual. Leucorreia ou corrimento vaginal é a saída de uma secreção  que vem do órgão genital feminino. Gonorréia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. A gonorreia pode causar uretrite, secreção semelhante a pus pela uretra, aumento do corrimento vaginal e dor pélvica. HPV é uma infecção causada por vírus, que causa lesões papilares, elevações da pele. A doença pode levar a quadros clínicos mais sérios, como o desenvolvimento de câncer na vulva e outras partes do sistema genital. Sífilis é um tipo sério de infecção bacteriana transmitida de uma pessoa a outra através do contato sexual. Quando não é tratada, a sífilis pode levar a lesão irreversível de tecidos como o cérebro e os nervos.
Diante de todas essas doenças, devemos nos cuidarmos com muita responsabilidade pois, vemos que a maioria delas são transmitidas através de relações sexuais, então, temos que nos prevenirmos e ficarmos sempre  atentos para não sermos contaminados por nenhuma doença e para isso, devemos ter hábitos de higiene e no contato sexual usar preservativos.

Conclusão (Liniker)

As doenças do sistema reprodutor feminino são geralmente transmitidas por meio da relação sexual. Os vírus que causam estas doenças, normalmente se alojam em locais úmidos e quentes do corpo, como por exemplo a Vagina, causando inflamações. Os sintomas dessas doenças são praticamente parecidos, como o corrimento vaginal, mau-cheiro, coceiras, ardência, aparecimento de manchas na região vaginal, o paciente percebendo esses sintomas, devem procurar um médico urgentemente, para que o tratamento tenha eficácia. As bactérias, na maioria das vezes podem ser transmitidas por vários meios, como por exemplo, as relações sexuais – dito anteriormente, ou por meio da mãe para o filho através do parto, etc. O tratamento correto para estas doenças é a higiene adequada na regiões íntimas, e estar sempre atento á qualquer anormalidade.
A AIDS, é um pouco diferente, porque após adquirir a doença, o vírus para o organismo inteiro, se espalhando rapidamente. A precaução para não adquirir a doença é usar preservativo. Em geral, as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) podem ser evitadas, se todos os cuidados forem tomados com atenção.
Obrigado.

Conclusão (Léo Patrik)

Concluímos como solução ou minimização deste problema social no setor da saúde, a implantação de uma educação permanente em saúde, possibilitando transformar as práticas profissionais, pois perguntas e respostas são construídas a partir da reflexão de trabalhadores e estudantes que atuam na área, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm, promovendo assim, qualidade de vida das pessoas portadoras de HIV, reduzindo o impacto social negativo das DST, visando o compromisso com a promoção e atenção à saúde contribuindo para a resposta global à epidemia. 

Conclusão (Klinsmann)

Bom, neste trabalho tentei juntamente com meu grupo, explanar o tema proposto da melhor forma possível, ou seja, falar com clareza sobre as doenças do sistema genital feminino. Confesso que jamais pensei que houvessem tantas. Vou tentar comentar um pouco sobre algumas delas e onde esse aprendizado me concedeu conhecimento.
Podemos dizer que as doenças Amenorreia e Dismenorreia, tem muitas coisas em comum, entretanto, uma diferença básica pode ser notada: a amenorreia, literalmente, é a ausência da menstruação, enquanto a dismenorreia, não impede a menstruação, mas causa dores insuportáveis a mulher acometida. Com relação a AIDS, a mais conhecida das doenças, só posso lamentar o fato de ainda não existir uma cura para estágios terminais, já que milhões de pessoas morrem pelo mundo vítimas do vírus HIV, que destrói tudo o que vê no organismo humano. Algumas outras doenças como a Leucorreia, a Sífilis e a Gonorreia tem em comum o fato de desenvolverem fortes feridas nas partes genitais e/ou outras partes como a boca e os membros. Vale lembrar que geralmente o que provoca algumas destas doenças é o comportamento inadequado ou selvagem na hora do sexo. Temos ainda a Metrite, que é uma grave inflamação no útero, que provoca graves danos internos, não apenas no sistema genital, mas em todo o organismo. A Pediculose tem como peculiaridade o envolvimento de animais no  processo de desenvolvimento e incubação do vírus, os insetos mais especificamente, que deixam marcas negras nas partes íntimas. Por último, o HPG, que, pra mim, é a mais perigosa depois da AIDS.
Gostaria de dizer que foi muito bom trabalhar em equipe e que vi o empenho em boa parte do grupo para que alcançassemos os resultados que devíamos. 

ATÉ A PRÓXIMA!!!

Conclusão (Jhenifer)

Fazendo este trabalho cheguei a conclusão que é muito importante aprimoramos nosso conhecimento pois assim nos prevenimos de qualquer tipo de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis!!! Também pude perceber que aminorreia pode ser cherada até por anorexia e bulimia, a hepatite B é muito mais perigosa e pode ser transmitida por relações sexuais por seringas por tatuagens manicures ou seja qualquer tipo de equipamento que pode estar em contato com o sangue,a herpes é uma doenças que pode ser contaminada com sexo oral, relação sexuais entre outras, a aids é uma doença muito perigosa digamos que é uma das doenças sexualmente transmissiveis mais perigosas ela pode matar e deixa você vulneravel a a muitos males ou seja você pode morrer com uma gripe a aids é pega por qualquer tipo de relação do sangue com uma pessoa contaminada como: fazer tatuagens com agulhas que outras pessoas contaminadas usaram,o mesmo acontece com o equipamento da manicure por isso é sempre bom levar o seu proprio equipamento para fazer a sua unha com segurança. Atualmente a aids virou uma epidemia muito grande que chega a matar cerca de milhoes de pessoas por dia por cocaina que era ingetada no sangue e como drogrado não quer nem saber de nada usam qualquer coisa para usar a droga com a nova chegada droga chamada crack (pedra) a epidemia da aids diminuiu muito pois as pessoas deixaram de usar cocaina para usar pedra que era muito mais barato e viciava muito mais rapido também,não que hoje em dia não tenha muita gente morrendo por falta de prevenção e cuidados entre outras!!! As primeiras 24 horas que a aids é pega tem chance de ela ser curada com coquiteis nas 48  já diminui as chances, as doenças como hepatite e herpes tem vacinas que previnem a doença e também tem tratamentos com muita verba para a cura dessas doenças!!!.