Uma mini enciclopédia explicando como prevenir, sintomas e tratamentos de doenças comuns que acometem as mulheres e seus sistemas genitais.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

HPV (Human Papilloma Viruses)


O HPV (Human Papilloma Viruses - em português Papiloma Vírus Humano) é uma infecção causada por um grupo de vírus, que causa lesões papilares (elevações da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes de tamanhos variáveis, com aspecto de couve-flor (verrugas).         

Os locais mais comuns do aparecimento destas lesões na mulher são a vulva, o períneo, a vagina e o colo do útero na mulher. Pode ocorrer no ânus e no reto, não necessariamente relacionado com o coito anal.    

Com alguma frequência a lesão é pequena, de difícil visualização à vista desarmada (sem lentes especiais), mas na grande maioria das vezes a infecção é assintomática ou inaparente, sem nenhuma manifestação detectável pela paciente. 

O agente transmissor da doença é o Papilomavirus Humano (HPV). As verrugas genitais ou condilomas acuminados são apenas uma das manifestações da infecção pelo vírus. O contágio ocorre por relações sexuais envolvendo indivíduos contaminados, transmissão do vírus na hora do parto, ou até por contato com objetos mal esterilizados. 

A doença pode levar a quadros clínicos mais sérios, como o desenvolvimento de câncer na vulva e outras partes do sistema genital.

Os tratamentos disponíveis são locais (cirúrgicos, quimioterápicos, cauterizações etc) e visam somente a remoção das lesões (verrugas, condilomas e lesões do colo uterino). As recidivas (retorno das lesões) podem ocorrer e são frequentes, mesmo com o tratamento adequado.       
Eventualmente, as lesões desaparecem espontaneamente. Não existe ainda um medicamento que erradique o vírus, mas a cura da infecção pode ocorrer por ação dos mecanismos de defesa do organismo.      
     
Já existem vacinas para proteção contra alguns tipos específicos do HPV, estando as mesmas indicadas para pessoas não contaminadas.
   

Mais informações - http://www.dst.com.br/pag05.htm 
                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário